Bom dia! 🌞🌞
🥳🎉SOMOS 400 INSCRITOS! Gostaríamos de agradecer cada um que nos acompanha desde o início (e aos que chegaram após a fama também 🤣) por alimentarem esse ecossistema com a leitura e a interação quase diária da Let’s News. Nosso MUITO obrigado!
Estaremos sempre buscando trazer o melhor conteúdo para vocês.
Quem aí esteve presente no nosso Happy Hour 🍻? Não deixa de nos contar o que achou desse encontro.
Na Let’s News de hoje, saiba tudo sobre Open, IA, lançamentos e parcerias que rolaram recentemente:
Desafios e oportunidades do Open para PJ
Faber-Castell & IA
1/3 dos britânicos usa essa ferramenta
Nova solução de previdência
Lançamento Let’s ID 💚
A Let’s News é a newsletter que te conta tudo o que é mais interessante da indústria financeira, de forma organizada e de graça 😁
Com o avanço da implementação do Open Finance no Brasil, que já conta com cerca de 30 milhões de consentimentos únicos, uma nova fase começa a se desenhar. Agora, o foco é não apenas aumentar os benefícios para pessoas físicas, mas também mostrar às empresas as vantagens de compartilhar dados financeiros, como melhores condições de crédito e ferramentas de gestão financeira.
De acordo com o Open Finance Brasil, existem pouco mais de 264,5 mil consentimentos únicos de pessoas jurídicas (PJ), representando cerca de 1% das mais de 22 milhões de empresas ativas no país. Apesar dos números modestos, houve um crescimento de 70% nos últimos 12 meses, subindo de 155 mil para 264 mil consentimentos.
Segundo Carlos Antonio Rodrigues Jorge, sócio da Chicago Advisory Partners, a múltipla alçada ou múltiplos poderes nas empresas é uma questão complexa que ainda precisa ser padronizada no Open Finance. Laiz Leiroz, gerente de projetos na Chicago Advisory Partners, complementa que a jornada de consentimento para PJs é um desafio técnico, especialmente para empresas com múltiplos CNPJs ou filiais.
Thiago Zaninotti, CTO da Celcoin, aponta que a ausência de uma proposta de valor tangível e a necessidade de melhorar a usabilidade são barreiras para a adesão das empresas ao Open Finance. Já Marcelo Martins, CEO da fintech Iniciador e diretor-executivo da ABFintechs, observa que a estrutura para o Open Finance PJ já está em desenvolvimento, com soluções de agregação de dados sendo usadas por cerca de 2 mil PJs.
No Mercado Pago, o crédito é a principal proposta de valor para empresas que compartilham dados via Open Finance. A instituição tem usado os dados compartilhados para oferecer produtos de crédito mais adequados e planeja desenvolver soluções voltadas para a gestão financeira de pequenos empreendedores.
Entre as melhorias esperadas estão as transferências inteligentes e os pagamentos em lote, que podem melhorar a experiência das empresas no Open Finance. Além disso, a jornada sem redirecionamento, com regulamentação prevista para ser testada em novembro, promete tornar o processo mais fluido para PJs e PFs.
O Open Finance no Brasil ainda está em seus primeiros estágios para empresas, mas o crescimento e as iniciativas em andamento mostram um cenário promissor. Com o tempo, mais empresas devem perceber os benefícios e aderir ao compartilhamento de dados, contribuindo para um ecossistema financeiro mais integrado e eficiente. 💹📊
Open Banking. Mais de 10 milhões de consumidores e pequenas empresas do Reino Unido agora se beneficiam regularmente do uso da tecnologia de open banking.
Stablecoin. A startup australiana de pagamento com stablecoin Stables foi lançada na Europa com um cartão virtual Mastercard.
Licença. A longa busca da Revolut para obter uma licença bancária no Reino Unido acabou, com a Prudential Regulatory Authority concedendo a licença com restrições.
Parceria. A GoCardless, uma empresa de processamento de pagamentos, anunciou sua parceria com a OMS para agilizar e agilizar o processo de pagamento para seus usuários.
Lançamento. O Bankzy Open Banking, juntamente com o Payment Pros , anunciou o lançamento de uma nova solução de Payment Links no Reino Unido, otimizando sua oferta de tecnologia.
Anúncio. O mercado online eBay anunciou que deixará de aceitar cartões American Express a partir de 17 de agosto de 2024.
Juros. A Lightyear anunciou o lançamento de suas contas empresariais, permitindo que os usuários ganhem juros e façam investimentos por meio da plataforma.
Imagine ter um tutor particular disponível 24/7, que sabe exatamente como ajudar você a se preparar para o Enem ou vestibular! A Faber-Castell, em parceria com a edtech Jovens Gênios, tornou isso possível com o lançamento do Jibbit, uma plataforma de tutoria inteligente para estudantes.
Depois de um ano de desenvolvimento, o Jibbit chegou ao mercado como fruto de uma colaboração inovadora entre as duas empresas. A ideia surgiu quando a Faber-Castell, através de seu setor de inovação, decidiu investir em novas áreas além de seu core business.
O Jibbit, que já estava em fase de testes desde o final de 2023, foi oficialmente lançado há um mês. A plataforma utiliza inteligência artificial generativa para oferecer planos de estudo e testes personalizados para estudantes do ensino médio, focando especialmente na preparação para o Enem e vestibulares.
"É como ter um tutor sempre à disposição, com a inteligência e o conteúdo de ensino da Jovens Gênios", explica Fellipe Bazilio, Innovation Manager na Faber-Castell e um dos líderes do projeto Jibbit. O objetivo é criar uma jornada de ensino personalizada em larga escala, um desafio superado com o uso da IA.
Com três opções de assinatura — gratuita, semestral e anual — a Jibbit agora foca em aumentar sua base de assinantes, apostando em estratégias de marketing e sinergias entre Faber-Castell e Jovens Gênios. Embora o número de usuários ainda não tenha sido divulgado, os resultados iniciais são promissores em termos de engajamento e retenção.
A Faber-Castell já está planejando expandir o Jibbit para atender a estudantes de outros níveis escolares, conforme a plataforma ganha tração.
O cenário dos pagamentos no Reino Unido continua a evoluir rapidamente, com um aumento de 5% no total de transações em 2023, alcançando 48,1 bilhões, comparado aos 45,7 bilhões em 2022, segundo dados do UK Finance. Esse crescimento é impulsionado pela crescente adoção de métodos de pagamento digitais, especialmente os pagamentos sem contato e móveis.
Embora 2022 tenha visto um aumento no uso de dinheiro pela primeira vez em uma década, essa tendência foi revertida em 2023, com uma queda de 7% no volume de pagamentos em dinheiro. Apenas 12% das transações foram feitas com dinheiro, e quase quatro em cada dez adultos no Reino Unido agora vivem praticamente sem usar dinheiro.
Os pagamentos sem contato continuam a crescer, totalizando 18,3 bilhões de transações em 2023, um aumento de 7%. No total, os pagamentos sem contato representaram 38% de todas as transações no Reino Unido.
Especificamente, os pagamentos móveis sem contato também cresceram, com 42% da população adulta registrada em serviços como Apple Pay e Google Pay, contra 30% em 2022. Um terço dos britânicos usou esses serviços pelo menos uma vez por mês.
Pix. Novas regras do Banco Central serão mais um reforço de segurança, e não um divisor de águas, defende consultor.
Regulamentação. Fintechs de crédito terão novas regras a partir de agosto.
Regulamentação. Z.ro Bank e Caju obtêm licença de instituição de pagamento. Nesta semana, o Banco Central também autorizou o funcionamento das instituições de pagamento IP4Y e Mulvi.
Reclamação. BC aprimora Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento.
Blockchain. Apresentação do Presidente Roberto Campos Neto no Blockchain Rio 2024.
Drex. 4 formas de aplicabilidade do Drex, a futura moeda digital brasileira.
Rentabilidade. Finalmente: 2024 pode ser o 1º ano rentável do Spotify.
O banco digital Monzo, com sede no Reino Unido, acaba de lançar uma nova solução de previdência projetada para dar aos usuários mais controle e clareza sobre suas finanças. O novo serviço, chamado Monzo Pension, permite que os clientes consolidem suas antigas pensões em um único fundo, acessível diretamente pelo aplicativo Monzo.
Uma pesquisa revelou que mais de 75% dos adultos no Reino Unido sentem ansiedade ou confusão em relação às suas pensões, com 30% achando o processo de consolidação excessivamente complicado. Além disso, 38% dos entrevistados afirmaram que um processo mais acessível os ajudaria a priorizar a gestão de suas pensões.
Rastreamento de Pensões;
Gestão de Fundos;
Estratégia de Investimento;
Integração;
Orientação; e
Estrutura de Taxas.
Os representantes da Monzo, citados pelo ffnews.com, destacaram que muitos clientes não têm visibilidade e conhecimento adequados sobre suas pensões, o que aumenta a ansiedade. A Monzo Pension visa resolver essas questões simplificando o processo de gestão de múltiplas pensões e planejamento para a aposentadoria.
Em uma iniciativa para apoiar a educação financeira desde cedo, a Monzo também planeja lançar uma conta especial para crianças menores de 16 anos. A partir de julho de 2024, essa conta permitirá que crianças de seis a 15 anos estabeleçam metas de economia e organizem seu dinheiro através de "potes".
Hoje trazemos o primeiro episódio do Let’s ID. 💚
A nova série onde abordaremos tudo relacionada a identidade digital.
Como a identidade digital vai mudar a infraestrutura pública mundialmente? Como isso se conecta à Web3? E como as IAs impactarão esse mercado?
Todas as respostas você encontra nesse episódio excelente na abertura da Let’s ID.
Essa série é um oferecimento da Soluti Digital.
Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.
1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads
2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content
3)🎙️ Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio
Vamos trabalhar juntos? Entre em contato